top of page

Backstage: o caminho do bastidores

Atualizado: 17 de nov. de 2021

Marcel Papa atua há 13 anos como produtor cultural e atualmente é roadie da banda Natiruts


Lago Paranoá, Setor de Clubes Esportivos Norte. Ao lado do Museu de Arte de Brasília (MAB). Ali está a Concha Acústica do DF, local dedicado às apresentações artísticas ao ar livre, e que foi palco de artistas nacionais e internacionais. Hoje, a Concha Acústica integra a Rota do Rock. E foi o local escolhido pelo produtor cultural e roadie Marcel Papa para a nossa conversa.





O caminho para a produção

Marcel Papa sempre foi incentivado pela família a seguir caminho musical. No ensino médio, ele sentiu o ímpeto de jovem adolescente de se rebelar, fazer alguma coisa. Assim montou a primeira banda.

“Todos os filhos eram instigados a ter uma produção de música e tocar um instrumento. Eu tive várias pequenas bandas no ensino médio, todas de rock. Todas toquei guitarra. Algumas cantei, outras toquei baixo. E aí eu criei a minha banda chamada Live Wire”.


O produtor permaneceu na banda por cinco anos, e surgiu a necessidade de organizar uma apresentação. Para ele, quando se é músico e se tem uma banda, há duas alternativas: ou você é contratado para tocar em algum lugar, ou é necessário fazer o próprio evento.

“Foi quando eu entrei mais de cabeça nessa parte de produção, que eu fui picado pelo bichinho da produção, da construção de um cenário. A gente fazia o nosso próprio cenário, a gente fazia o nosso próprio acontecimento, porque se a gente não fizesse isso ninguém iria fazer para a gente.”





Rota do Rock e a Concha Acústica


A Rota do Rock possui 41 pontos em diferentes cantos de Brasília, que foram sinalizados a partir da importância na cena do rock brasiliense. Com a Rota do Rock, é possível passar por lugares que foram ponto de encontro de diversas bandas.

Para o produtor Marcel Papa, a Rota do Rock coloca no papel lugares importantes para a cultura e para o turismo do Distrito Federal. “O rock é um estilo revolucionário, revoltante, de mudança e quebra de paradigmas. Pra mim é isso, quando se fala de Rota do Rock é uma rota do que se pode ser quebrado”.

A Concha recebeu, no auge da Jovem Guarda, nos anos 1960, o famoso trio: Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia. Desde então, artistas nacionais e internacionais dos mais diversos passaram pelo palco projetado por Oscar Niemeyer, assim como as primeiras edições do Porão do Rock. Entre os shows mais clássicos do Rock de Brasília, o lançamento do primeiro disco do Natiruts em 1997 e a volta da formação original da Plebe Rude, em 1999.

“A Concha é maravilhosa. Ela é quase um desenho da cidade. A concha proporciona eventos gratuitos, é um local público. É ideal para fazer um evento e ao mesmo tempo tem essa visão da nossa cidade, do nosso lago. O clima aqui é melhor, um pouco mais úmido. Eu escolhi esse ponto por exemplificar o que eu acho de Brasília, essa beleza da cidade”.










13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page