top of page

Ponto de partida da rota

Atualizado: 24 de nov. de 2021

O consultor Phillipe Seabra conta detalhes sobre a criação da Rota do Rock em Brasília


O famoso “Rock de Brasília” virou destino turístico. 41 destinos para ser mais exata. Diversos pontos em Brasília foram mapeados e sinalizados como importantes para o cenário do rock na capital.


Com a Rota do Rock, fãs podem passear por lugares que foram ponto de encontro de diversos ídolos, como o local em que a banda Legião Urbana fez o primeiro show, ainda de forma improvisada.


O Governo do Distrito Federal (GDF) se uniu à iniciativa privada. Philippe Seabra, idealizador e consultor do projeto, explica que o objetivo é colocar Brasília no mapa turístico cultural a partir da história do rock.





“É quase, pra mim, como uma extensão do turismo cívico em Brasília, porque essas bandas, principalmente as bandas da década de 1980, vieram com uma verve, uma urgência, e isso pra mim faz parte do turismo cívico de Brasília.”


O nome de Philippe Seabra à frente desse projeto não é coincidência. Ele já foi vocalista da banda Plebe Rude, e vivenciou de perto os eventos considerados marcantes para os fãs do estilo musical no Quadradinho. As placas estão espalhadas pela Asa Sul e Asa Norte, Guará e outras Regiões Administrativas, de acordo com passagens de bandas de rock por esses lugares ao longo da história.


Seabra explicou que existe um local importante em Planaltina, por exemplo, que não foi incluído porque não era do seu conhecimento. Mas este e outros pontos podem ser incluídos futuramente. Apesar disso, ele acredita que o trabalho está completo e a distribuição da rota ficou equilibrada. “E não é nem questão de ser uma coisa democrática ou não, a gente tem que celebrar as bandas e os movimentos que realmente fizeram diferença em Brasília.".


Pitty, Legião Urbana, Planet Hemp, Plebe Rude estão entre os nomes que inspiraram a escolha dos espaços que compõem a rota. Quem passa pelo subsolo do prédio na 207 Norte, não imagina que o antigo porão era alugado por essas bandas famosas para ensaios. Se para os mais velhos a rota atiça a memória, para a nova geração serve de inspiração.





“Alguma coisa a gente fez certo. E essa rota celebra isso. E você me perguntando sobre as novas gerações… Eu espero que inspire. Olha só o que esse pessoal conseguiu fazer, olha os recursos e facilidades que eles não tiveram e conseguiram fazer.”



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page